Sisu Resultado 2018 — Como Consultar, Cálculo, Lista de Espera

O SiSu resultado 2018 é um dos momentos mais esperados por aqueles que realizaram a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e, assim, se inscreveram no Sistema de Seleção Unificada com o intuito de ingressar em uma instituição de ensino superior.

As provas da edição do Enem está prevista para serem aplicadas no mês de Novembro. Quem for realizar o exame, deverá prestar atenção para a inscrição e o resultado SiSu 2018. E para ajudá-los nesse momento, elaboramos um conteúdo exclusivo para sanar todas as dúvidas sobre o tema.

Além disso, daremos algumas dicas sobre como consultar o resultado do Sistema de Seleção Unificada, como calcular o Sisu resultado, entender como funciona a lista de espera e muito mais. Confira!

Como consultar o Sisu resultado 2018?

Após a conclusão do Enem, grande parte dos participantes esperam as inscrições do SiSu abrirem para poder concorrer às vagas dos cursos superiores disponibilizados na plataforma. Por conta disso, a espera por esses resultados é grande. Pois, nesse momento, muitas pessoas concorrerão a cursos super disputados, por exemplo.

Será necessária que os participantes saberão se todo o esforço valeu a pena. O resultado SiSu costuma ser divulgado, geralmente, no dia 5 junho. Para poder acessá-lo, o candidato deverá fazê-lo por meio da plataforma de inscrição.

Para ajudá-lo, elaboramos um passo a passo simples de ser seguido. Confira:

Sisu Resultado 2018


Passo 1: A primeira coisa a ser feita é abrir uma nova aba no navegador e copiar e colar o seguinte endereço eletrônico na barra de navegação: http://sisualuno.mec.gov.br/. Espere a página carregar completamente.


Passo 2: Agora será necessário informar o número de inscrição do Enem e a senha utilizada para se inscrever no exame. Após preencher os campos, marque na figura indicada e clique na opção “Entrar no SiSu”.


Passo 3: Pronto! Dentro de poucos segundos o sistema retornará com o resultado relacionado aos cursos selecionados.


Caso você tenha perdido a sua senha, será necessário clicar na opção “Esqueci a minha senha” e seguir todas as instruções de recuperação contidas nessa página.

Agora que você já sabe como acessá-lo, chegou o momento de entender como é calculado o Sisu resultado do programa. Confira!

Como é calculado o resultado Sisu?

Sisu Resultado 2018O calculo do SiSu é realizado de acordo com as notas de corte de cada curso, baseando-se em sua procura e os critérios adotados pelas próprias instituições. Por conta disso, os cursos apresentam diferentes notas – pois cada curso possui um peso diferente.

O critério avalia o número de pessoas inscritas naquele curso e o número de vagas disponíveis por modalidade. Dessa maneira, quanto mais pessoas estiverem interessadas em concorrer a um curso, maior será a sua dificuldade e nota de corte.

Assim, após pegar o resultado do Enem, o participante deverá realizar sua inscrição Sisu para saber qual será a sua nota. A sua nota poderá variar tanto para mais quanto para menos de acordo com os cursos escolhidos.

A dica é escolher os cursos menos populares para aumentar as chances de ingressar, caso você não tenha tirado uma nota boa no Enem. Na própria página do estudante é possível tirar todas as suas dúvidas relacionadas ao cálculo realizado para chegar a nota final.

Lista de espera e Chamadas

Sisu Resultado 2018As chamadas serão realizadas apenas uma vez, depois de um prazo após as inscrições. Por isso, é muito importante ficar de olho em sua caixa de e-mail para não perder a oportunidade. Os candidatos aprovados terão um período para realizar a matrícula e, assim, realizar a sua inscrição no curso escolhido.

Caso essas vagas não sejam devidamente preenchidas, as instituições utilizará a lista de espera para convocar os candidatos que estavam esperando a oportunidade de ingressar no curso. Para participar da lista de espera é muito simples: o candidato poderá manifestar interesse na própria página do programa.

Qualquer candidato que não tenha sido chamado nas duas chamadas regulares poderão se inscrever na lista de espera. Nesse caso, se houver vaga disponível, os candidatos serão chamados de acordo com as suas preferências e ordem de chegada.

O Sisu resultado 2018 é um momento muito importante e esperado por milhões de brasileiros. Só nesse ano, mais de 6 milhões de estudantes realizarão a edição do exame. E você, ficou com alguma dúvida? Faça um comentário e compartilhe sua experiência com a gente.

Boa sorte e bons estudos!

Deixe um Comentário