Lista de Espera SISU 2018 — Como funciona, Inscrição, Resultado

A lista de espera Sisu 2018 é uma alternativa para aqueles participantes que não foram convocados na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada. Pois, depois da chamada regular, é oferecida uma segunda chance para os demais participantes. Isso acontece porque muitos candidatos acabam desisto de sua vaga por inúmeros motivos.

Todos os anos, milhares de candidatos participam das inscrições SiSu com o intuito de conseguir uma bolsa de estudos em uma instituição de ensino superior de qualidade. E, através do sistema, é possível obter essa chance de acordo com a última avaliação do ENEM.

Muitos candidatos sabem da existência da lista de espera Sisu, mas poucos conhecem, efetivamente, como funciona esse recurso. E se você é um dos que deseja saber mais informações a respeito dessa chance, continue lendo pois separamos um conteúdo exclusivo para você.

Confira!

Como funciona a lista de espera SiSU 2018?

O Sisu 2018 mudou a chamada e agora a convocação é realizada apenas uma vez. Dessa maneira, os candidatos com as maiores notas são convocados de acordo com as informações fornecidas no momento do cadastro da plataforma. Exemplo: os alunos que possuírem as melhores notas serão os convocados para suas respectivas escolhas.

Assim que um candidato é chamado, ele terá um prazo para realizar a matrícula no curso escolhido.

Lista de Espera SISU 2018

Após realizar a chamada regular, o sistema disponibilizará uma lista de espera, que servirá para os interessados em ingressar em determinado curso mas que, por alguma razão (geralmente por ter tirado uma nota inferior aos demais), não conseguiu ingressar durante a primeira chamada.

Contudo, é importante ressaltar que só poderá participar da lista de espera os candidatos que não foram selecionados na primeira opção de curso.

Os candidatos que foram chamados logo de cara não poderão participar da lista. Os que foram convocados pela 2ª opção de curso poderão se inscrever normalmente.

Como participar da lista de espera?

Para participar é muito simples. Porém, não é de forma automática, o que demanda da atenção dos interessados. O primeiro passo a ser dado é o de acessar o site do Sisu Aluno, mas para facilitar a vida do estudante, montamos um tutorial abaixo para simplificar o processo. Confira:

Lista de Espera SISU 2018


Passo 01. Você poderá realizar essa ação copiando e colando o endereço eletrônico a seguir em seu navegador: http://sisualuno.mec.gov.br/.


Passo 02. Nessa página, o participante deverá informar o número de inscrição e a senha utilizada no cadastro do ENEM da edição passada. Depois de preencher os campos com as informações solicitadas, chegou a hora de apontar a imagem que está sendo solicitada e clicar na opção “Entrar no Sisu”.


Passo 03. Na tela da primeira opção de escolha do curso, o candidato deverá clicar na opção “participar da lista de espera” e esperar a mensagem do sistema confirmando a sua participação.


O prazo para a divulgação do resultado da lista de espera é divulgado, em média, em 10 dias após a divulgação e o recolhimento da lista de espera. As convocações começam a serem realizadas uma semana da divulgação dos nomes que serão convocados.

Após o encerramento do prazo, a lista com os nomes dos interessados serão enviados para as respectivas instituições de ensino superior. Assim, as vagas para os cursos escolhidos serão preenchidas e o participante terá um prazo pré determinado para poder realizar a sua inscrição.

Todas as informações serão divulgadas no próprio site do Sisu Mec. Por isso é muito importante ficar de olho no portal do Sistema de Seleção Unificada sempre.

Resultado da lista de espera do SiSU

Lista de Espera SISU 2018A consulta é realizada no site do Sisu, na parte onde o aluno poderá acompanhar todo o processo de sua participação no programa. Para ensiná-lo de forma simples e rápida a acessar o resultado da lista, realizamos um passo a passo fácil de ser seguido. Saiba mais a seguir:


Passo 01. O primeiro passo a ser dado é o de abrir uma nova aba no navegador e colar o endereço a seguir na barra de navegação: http://sisualuno.mec.gov.br/.


Passo 02. Agora será necessário informar o número de inscrição e a senha do Enem nos campos indicados. Após realizar essa ação, o aluno deverá clicar na imagem correspondente e clicar em entrar.


Passo 03. Pronto! Os resultados serão divulgados nessa página, na data que foi informada no próprio portal do sistema.


A lista de espera Sisu 2018 é um documento que causa bastante ansiedade nos estudantes e participantes. Caso você esteja esperando, nós lhe desejamos toda a sorte do mundo.

Quer compartilhar sua experiência ou tirar alguma dúvida? Deixe um comentário!

Deixe um Comentário