Como funciona o SISU 2018 — Inscrição, Resultado, Lista de Espera

Milhares de estudantes brasileiros ainda não sabem como funciona o Sisu 2018, o Sistema de Seleção Unificada, apesar de se inscreverem no sistema todos os anos. Para quem está buscando ingressar em uma instituição de ensino superior de qualidade, esse é um dos caminhos mais fáceis para concorrer as milhares de vagas disponibilizadas.

Através da nota do Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM, será possível concorrer a uma série de vagas. Com a no tá da última edição em mãos, o candidato poderá se inscrever na plataforma e ver qual será a sua nota. Cada instituição adora critérios próprios para definir a nota de corte para poder ingressar nos cursos ofertados.

Se você é um dos participantes que realizarão a edição do Enem desse ano e já estão de olhos nas vagas ofertadas, elaboramos um conteúdo exclusivo para você. Saiba mais a seguir!

Entenda como funciona o Sisu 2018

O SiSu 2018, mais conhecido como Sistema de Seleção Unificada, é um programa onde oferta milhares de vagas para uma série de cursos superiores em todo o País. Para participar, basta ter realizado a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio e ter tirado uma nota superior a zero na redação.

Como funciona o SISU 2018

Após a divulgação do resultado do ENEM, o participante poderá realizar a sua inscrição no Sisu. Ao acessar o sistema, o candidato deverá selecionar duas opções de cursos que deseja concorrer.

Nesse sistema é possível conferir todos os cursos que estão sendo disponibilizados e suas respectivas notas de corte. Essa informação é muito útil para analisar quais são os cursos que possuem mais concorrência no Brasil.

Após a demonstração de interesse nas duas opções de curso, será necessário esperar a chamada. Atualmente, o SiSu só realizada uma chamada e por isso é muito importante ficar atento. Caso os aprovados não responderem a chamada e realizarem a matrícula a tempo, então poderão perder a vaga conquistada.

Inscrição

Para se inscrever no Sisu, o participante deverá estar inscrito e ter realizado a última edição do Enem. Além disso, será necessário ter tirado uma nota superior a zero na edição para poder ingressar no sistema.

Depois de atender esses pré requisitos, chegou o momento de realizar a sua inscrição Sisu 2018. Confira, a seguir, o passo a passo que elaboramos.

Como funciona o SISU 2018


Passo 1: O primeiro passo a ser dado é entrar no site do sistema por meio do endereço a seguir: http://sisu.mec.gov.br.


Passo 2: Ao carregar a página, clique na opção “Quero me inscrever” e espere a página carregar. Agora, será necessário selecionar duas opções de curso.


Passo 3: Depois de inscrito, o interessado deverá esperar a lista de resultado ser divulgada para saber se ele foi convocado ou não.


Resultado

O resultado Sisu é divulgado na própria plataforma (sisu.mec.gov.br). Geralmente, o resultado é divulgado no ano seguinte a divulgação dos resultados do exame nacional do ensino médio. Dessa maneira, o interessado que participou da edição de 2017 do Enem só visualizará o resultado para o ano de 2018.

Para visualizar essas informações, basta acessar o portal do aluno realizando os seguintes passos.

Como funciona o SISU 2018


Passo 01. Entre nessa página: http://sisualuno.mec.gov.br/ e espere-a carregar completamente.


Passo 02. Agora, o participante deverá informar o número da inscrição e a senha utilizada no Enem. Depois de preencher esses campos, será necessário informar uma imagem de segurança e, depois, clicar em entrar.


Passo 03. Pronto! Agora é só conferir o resultado para saber se você foi convocado para alguma das opções de cursos marcadas.


Lista de espera

A lista de espera do Sisu é uma forma de dar uma segunda chance para os participantes. Dessa maneira, quem não foi convocado na primeira opção de curso poderá tentar novamente, colocando o seu nome na lista.

Como funciona o SISU 2018

Para realizar essa ação, o candidato deverá entrar na página do Sisu Aluno e marcar a opção “entrar na lista de espera desse curso”. Na plataforma será fornecida todas as orientações relacionadas a prazos e datas.

As chamadas geralmente são realizadas 10 dias após a divulgação dos resultados da lista de espera.

Agora que você já sabe como funciona o Sisu 2018, chegou o momento de realizar e se preparar para a prova do Enem. Se você já fez o exame, mantenha a calma e lembre-se de escolher os cursos que possuem o seu perfil.

Caso tenha ficado com alguma dúvida ou deseje compartilhar uma experiência, deixe um comentário. Bons estudos!

Deixe um Comentário